quinta-feira, 23 de junho de 2011

Salada de Pimentos


24 de Junho é "Dia de São João" o padroeiro do Porto
A casa já está decorada, o grelhador em brasa e as sardinhas prontas para assar.
Afinal, esta é uma das festas mais tradicionais aqui da cidade, decorre na noite do dia 23, quando o povo todo vai às ruas da baixa (centro da cidade) comer 
"Sardinhas Assadas com batatas e Salada de Pimentos"

E quem não vai ao burburinho, assa suas sardinhas em casa.
O aroma das sardinhas nas churrasqueiras em brasa dominam o ambiente e ninguém resiste.
É sardinhas para todos!!!
Massss... o que magnetiza, hipnotiza e arrebata-me as papilas gustativas é mesmo a tal da "Salada de Pimentos". É ela, a salada, que faz das sardinhas um prato tão apetecível. 
É ela que me faz pendurar bandeiras e balões festivos pela casa. É ela que me faz fã desta festa popular e tb é ela que, em tantos outros dias, acompanha nossos peixes grelhados.


E é tão simples e tão perfeita que não há nada que se possa fazer para melhorar... tudo aí já está

O segredinho é assar os pimentos num braseiro forte, torrar os bichos até a polpa ficar tenra ignorando o negrume da casca... tira-se da brasa e dá-se um banho de água fria para soltar as cascas.
Basta esfregar um no outro que a casca descola-se facilmente.
Com as mãos, rasga-se grosseiramente os pimentos em tiras largas e tempera-se com lâminas de alho, sal, azeite e vinagre.

O leve sabor a brasa que se incorpora nos pimentos é "tudo" !!!




Bom São João para todos nos 2 hemisférios!!!
Para o povo lá do Sul, comam por mim muito pinhão, bolo de fubá e canjica

Almoço típico de verão: Salada de pimentos com cebolas acompanhando peixe grelhado

6 comentários:

  1. Olá. Eu simplesmente amei seu espaço! Adorei tudo aqui, de coração! Já estamos seguindo! Quando puder, segue o nosso tbm?http://oislamismonomeucaminho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Tudo muito bem feito...eu vi a mão do JM nos pimentões...eba...então ele ajuda????
    Faremos arraiá nos Rodarte no sábado, e com certeza comeremos bolo de fubá, pinhão, quentão e tudo mais de delicioso que aquele povo sabe fazer(e eu comer eheheheh).

    ResponderEliminar
  3. Bem-vinda Neide... fico feliz por teres apreciado estes pequenos momentos da minha vida lusa :)
    Tatá, o JM faz a sua parte na cozinha, prepara as receitas especiais, há várias aqui no blog que foram feitas por ele... (Tripas a Moda do Porto, Mexilhões, Camarões ao alho, etc)

    ResponderEliminar
  4. Oi Carla, eu soube da Festança que é o dia do Padroeiro por aí, muitas sardinhas, martelos, fogos e etc. E você marcou presença com sua churrasqueira com sardinhas e pimentos para homenagear São João, aqui no blog, muito legal!! Ficou um colorido de Festa!!! bacana o post.

    ResponderEliminar
  5. Oi Carla, voltei pra dizer q a Monique Kessous também lembra a Maria Gadú, conhece?
    Outro dia lembrei q descobri seu blog através do post com seu pet, como vai ele? Tudo porque estou aqui a procura de um BOM canil pra deixar meus 4 dogs pra viajar em set/out. Em Porto essa tarefa é fácil?

    ResponderEliminar
  6. Conheço sim a Ma Gadu e adoro!
    Aqui no Porto tb não há canil que cuide dos nossos pequeninos da maneira que gostaríamos... são todos do tipo só mesmo para dar água e comida e deixar os animais presos. Mas eu tenho sorte, pois meus sogros ficam sempre com a minha cadelinha e ela os adora.

    ResponderEliminar