domingo, 15 de maio de 2011

Arroz de Polvo


Um arroz diferente de tudo, 
quase exótico para os meus padrões antigos,
quase popular atualmente.

A compra de um polvo geralmente envolve 2 refeições aqui em casa.
Como somos poucos e eu não gosto de polvos pequenos, com menos de 1 kg, costumo comprar um polvo por volta dos 2 kilos e cozo-o sempre já a pensar nas 2 maneiras de consumi-lo.

Uma delas vocês já conhecem daqui, da receita de Polvo Assado com Batatas e Alho
A outra vão presenciar mesmo agora:

Coze-se o polvo sempre da mesma maneira (ver aqui como cozer o polvo) considerando a única diferença de que acrescentei um copo de vinho tinto na água da cozedura, o que sempre dá um toque especial ao molho.

Depois de cozido, corto o polvo em pedaços, refogo alho e cebola no azeite sem deixar dourar, acrescento os pedaços de polvo e a água da cozedura coada (livre dos temperos).
Provo a água e verifico se é necessário juntar um pouco de sal.
Tb gosto de por um pouco de pimenta preta moída (meu vicio)



Após levantar fervura, junto o arroz (proporcional à qtdade de agua) e deixo cozer por 5 minutos.
Desligo e abafo a panela por mais uns 10 minutos para o arroz terminar a cozedura.
(ver aqui como fazer arroz no ponto de "arroz malandro")

Está pronto... é simples e muito bom, eu diria até "elegante"

2 comentários:

  1. Polvo não é muito fácil de achar por aqui, e na verdade não se tem muito o hábito de comê-lo no trivial, parece que aí é mais comum. O modo de fazer esse prato é parecido com a Canja (frango) que fazemos mais frequentemente por aqui, principalmente nos dias frios.

    ResponderEliminar
  2. Eu cresci á beira-mar e no Natal era sempre arroz de polvo ou roupa velha... normalmente a roupa velha era um panelão que durava dois dias... na consoada e na noite de Natal. Minha cara Carla, se voçê não fosse casada o quanto não gostava de encontrar uma mulher como voçê :)

    ResponderEliminar