quinta-feira, 7 de abril de 2011

Entre Austria e Lisboa



Ou 20 anos abraçando árvores

E o que é que a foto dos Pastéis de Belém tem a ver com o título? 
Nada e Tudo...

É que foi num Sábado, dias atrás, quando fomos a Lisboa (ver aqui) passar um final de semana com a minha querida amiga Heloísa, que estava de passagem por lá, que nós começamos nosso passeio almoçando na confeitaria dos famosíssimos Pastéis de Belém. Eles são muito famosos e com toda a razão, pois são muuuuito bons. Na verdade o tal doce chama-se "pastel de nata"... trata-se de uma base de massa folhada recheada com creme de ovo. É um doce típico de Portugal e encontra-se por todo lugar onde se vá. Entretanto, estes que se comem em Belém, são do melhor que há... dificilmente encontra-se por Portugal outra receita tão perfeita. Inclusive, diz a lenda que os 3 sócios, proprietários da tal confeitaria de Belém, nunca revelaram o segredo da receita, são eles que preparam as bases em cozinhas fechadas e nunca, jamais viajam os 3 juntos no mesmo veículo!!! Se é verdade eu não sei, só sei é que gosto de acreditar nisto, assim como gosto de cultivar eternamente tudo aquilo que, pela perfeição da sua simplicidade, me propicia momentos felizes.

E então... a Heloísa é um caso desses e foi adorável estar novamente com ela. Nós iniciamos nossa amizade há 20 anos atrás, durante uma divertidíssima viagem de mochileiros em que cruzávamos a Europa, dormindo durante a noite nas poltronas dos trens... era a técnica que utilizávamos para economizar nos albergues... Ah, pois é!!! E quem diz que era impossível viajar 3 meses gastando em média 15 euros por dia? Não era não... Nós fizemos.

ÁRVORE NO PARQUE E NÓS NOS MUROS DO PALÁCIO DE SCHONBRUNN EM VIENA (ABRIL 1991)

A Helo levava na mochila um farnelzinho recheado de pães, queijos e sumos que nos alegravam o estômago, enqto eu fotografava seus amores pelas árvores anciãs... aqui nesta foto estávamos na Austria em Abr/1991, rindo de tudo e qualquer coisa... eu sou aquele "rapazinho" ali de blusa preta... LOL... ainda bem que o tempo passa e nós passamos com ele.

CONFEITARIA DOS PASTÉIS DE BELÉM E ÁRVORE NOS JARDINS DA QUINTA DA REGALEIRA EM SINTRA (MARÇO 2011)

Já em Mar/2011, a Helo não combina mais as meias vermelhas com a cor do casaquinho, as calças que vestimos já não ficam na altura do umbigo e meu cabelo cresceu... entretanto, continuamos a rir, a abraçar árvores e a tirar fotografias...



E como não podia ficar de fora, tão deliciosas quanto os Pastéis de Nata e tão especiais quanto os pães e queijos do nosso farnel transeuropeu, acabamos nosso reencontro, no final de tarde de domingo, em Sintra (ver aqui), comendo as "Queijadinhas da Piriquita".
Não tão conhecidas no exterior quanto os Pastéis de Belém, as Queijadinhas de Sintra são quase patrimônio histórico da humanidade que vive por aqui... tiras finas de massa crocante, recheadas com creme de queijo fesco, amendoas e coco, ainda mornas e estaladiças... que sonho!!!

Apesar de viver aqui há quase 10 anos, e de já ter passado por Sintra 3 vezes, desta foi a primeira vez que as comi, ou melhor, que a comi, pois agora, a tola aqui vai continuar sonhando por mais pois,  a 1/2 hora em que fiquei na fila para conseguir comprá-las, tirou-me a lucidez, ou melhor, deixou-me tolinha, nem sei como, e eu só comprei uma pra cada um de nós!!! Inacreditável os lapsos que cometo às vezes!!!

4 comentários:

  1. As queijadas de Sintra são como biz, é impossível comer uma só.
    Se um dia for ao Ribatejo, passe em Salvaterra de Magos e prove um (ou dois) Barretes. Lembram as queijadas de Sintra e os doces já são registados e tudo. Abraços.

    Debora Midori
    http://naterradosbulesquebabam.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Babei e agora quero já!!!
    De qquer forma já está incluido na programação de férias para Julho, qdo estivermos a caminho do Algarve... obgda pela dica

    ResponderEliminar
  3. Ontém mesmo lendo a revista Viagem falando de Portugal, vinha a foto da "Piriquita", só que o nome não me atraiu, agora q entendi, rsrsrs Aqui diz Pastelaria famosa por seu travesseiro de amêndoas, em Sintra. Carla não sei se já percebeu, estou sempre por aqui, aprimorando essa tecnologia culinária de uma só panela. Parabéns pelo reencontro com sua amiga!!! Eu achei q vc era ela e vice-versa, rsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Olá Wilma...
    Fico super feliz por saber que tenho alguns "tachos amigos" praticando a boa tecnica de "uma panela só"... como dizem os portugueses: - "Dá é muito jeitinho" :)
    Qto aos travesseiros, são a segunda especialidade da Piriquita... se olhares com atenção a foto, por baixo das queijadinhas, tem lá uns travesseiros tb... que eu, por sinal, achei muuuuito doce... talvez por estarem ainda quentes, não sei... mas as queijadinhas, estas são absolutamente perfeitas!!!

    ResponderEliminar