terça-feira, 15 de março de 2011

Bacalhau a Brás


É talvez o meu prato de bacalhau preferido.
É potente, saboroso, rico e de chorar por mais!
Se de início o Bacalhau a Brás aparenta ser uma mistura desconexa de ingredientes, todo o preconceito vai abaixo após a primeira garfada.

Provei-o na primeira refeição da minha primeira viagem a Portugal, preparado pela então "futura sogra".
Melhor que o dela, só o meu... modéstia a parte!!!

É claro, que há o segredo da mão que mexe o tacho... não há como ser precisa com este prato, ele fica sempre diferente, pois exige interação, jeitinho e intuição para dar o ponto correto nos ingredientes.
Mas também sempre dá certo e é tão saboroso, em função da combinação dos ingredientes, que posso garantir que nunca fica ruim, fica sempre bom, cada-vez-mais!!! E agrega ainda a vantagem de ser um prato barato, pois a quantidade de bacalhau por porção é bastane reduzida se comparada às outras receitas de bacalhau.




Os ingredientes básicos que mostro acima, renderam-me 4 porções bem servidas, daquelas q a gente come por gula.
Para não errar e ser honesta com os componetes, costumo usar o mesmo volume de bacalhau, cebolas cortadas em meias luas grossas e batata frita.
Aqui, tenho mais ou menos um prato fundo de cada ingrediente para 3 ovos.

O primeiro passo é preparar umas batatinhas fritas caseiras, cortadas em palitos pequenos e bem crocantes.
Enquanto isto, numa frigideira com um fundo generoso de azeite, frito as cebolas até ficarem translúcidas e junto então as lascas de bacalhau, sal e pimenta preta a gosto. Envolvo o bacalhau e deixo-o cozer rapidamente por 2 ou 3 minutos.


Transfiro o bacalhau para uma panela que esteja ainda fria, junto azeitonas pretas e as batatas fritas e ligo o gás em fogo baixo. Só então, é que acrescento os 3 ovos batidos, lentamente, enquanto envolvo tudo com a colher.



E aqui está o grande momento do bacalhau a Brás:
O ovo não deve (não pode) secar... deve ser cozido levemente enquanto se mistura com os sumos do azeite e da cebola.
É assim: derrama-se o ovo aos bocados ao mesmo tempo em que se vai misturando tudo, coisa de 1 minuto, não mais que isso.
Assim q o ovo deixar de ter a aparência de cru, deve-se tirar do fogo e servir em seguida.
É dos Deuses!!! E este aqui ficou muuuuuito bom!!!

8 comentários:

  1. Aló Carla.
    Eu adoro bacalhau. Gostei da sua receita. Vou experimentá-la sem nenhuma presunção que fique parecido com o seu. Como você garante que fica bom sempre, quem sabe se comigo vá ficar também.
    Te mando notícias. he he he . bjs.

    ResponderEliminar
  2. Faz mesmo, a cada vez vais ver que melhoras e deixas mais do teu gosto.

    ResponderEliminar
  3. Ôba!
    Quer dizer que provavelmenet comeremos um destes por lá?
    E sem Bimby, certo?
    Abs.

    ResponderEliminar
  4. Fiz no domingo passado...SUCESSO TOTAL...meus sobrinhos adoraram as fritas meu pai reclamou da quantidade de bacalhau, por ele tira-se as fritas e bot mais bacalhau...rs...ah! foi servido com um Concha Y Toro Carmenere...td de "bão"

    ResponderEliminar
  5. Põe mais bacalhau então... "cada lar uma receita"

    ResponderEliminar
  6. Adoro bacalhau!!!
    Você usa fresco ou salgado? Eu geralmente compro o seco e salgado, mas nunca consigo retirar direito o sal... Ainda fica um pouco salgado!

    ResponderEliminar
  7. Eu uso sempre o bacalhau salgado tipo "Gadus Morhua", que quando cortado apresenta grossas lascas, de bela cor e suave textura, e tem um sabor bastante diferente do bacalhau fresco. Para tirar o sal eu deixo-te aqui um link de um Blog Português (muito bom) onde a explicação está perfeita.
    http://outrascomidas.blogspot.com/2010/12/dessalar-bacalhau-mitos-e-realidade.html

    ResponderEliminar