quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Açorda de Ameijoas


Enquanto a Lumix não volta... vou me virando com a camera antiga e com algumas fotos que estavam na fila de espera para serem editadas. Uma das dificuldades que enfrento é o fato da camera antiga ser a pilhas e eu não encontrar o carregador nem as pilhas recarregáveis. Eu imagino que o carregador esteja no meio da bagunça que anda minha gaveta de eletrônicos, já as pilhas, devem estar em algum dos brinquedos da Inês. Para o final de semana tenho em mente uma operação de busca, quando vou abrir todas as costas das bonecas e tentar localizar as ditas desaparecidas, devolvendo-lhes seu lugar de honra na minha Fuji

A Açorda pode ser consumida como entrada num jantar mais elaborado, ou como prato principal quando estamos em casa cheios de desejo de encher a barriguinha de "pão bão".
Os 4 ingredientes básicos e indispensáveis de uma Açorda são:
Pão, Coentros, Azeite e Alhos
Para incrementar o sabor podemos variar de inúmeras maneiras (Camarão, Bacalhau, legumes, etc) e eu vou prepará-las todas, cada uma a seu tempo.
Já fiz anteriormente uma Açorda de Lavagante e aqui temos uma Açorda de Ameijoas, para a qual separei 2 taças, uma com miolo de ameijoas congelados e a outra com ameijoas ao natural.

A confecção é simples e rápida.
Primeiro cozo as ameijoas em água e sal até as cascas se abrirem.
Escorro e descarto as ameijoas cujas conchas não se abriram.
Reservo a água do cozimento e as ameijoas em recipientes separados.

Enquanto as ameijoas cozem, preparo a base da Açorda.
Num almofariz junto, alho esmagado, coentros frescos picados, sal e azeite para dar ligar.
Amasso grosseiramente com o socador formando uma pasta.


Coloco este tempero no fundo de uma terrina para servir, junto a água quente do cozimento das ameijoas, incorporo e adiciono as ameijoas cozidas.


Por fim, é só juntar o PÃO rasgado aos bocados e servir.

O pão utilizado aqui em Portugal é o pão alentejano (já falei dele aqui)... encorpado, de casca grossa e sabor levemente ázimo. (No Brasil pode ser substituído pelo pão italiano ou até ciabatta)

Sem comentários:

Enviar um comentário