segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Moelas em Molho de Cerveja



Já que falamos de molhos de cerveja faz pouco tempo, vou hoje continuar a "saga dos pratos sem cliente" como diz o meu querido. E eu acho que ele tem razão, favas e moelas não vão interessar para além das fronteiras de Portugal. Mas como eu preparo e gosto, o lugar delas é mesmo aqui, no meu livrinho de receitas digital.

Uns anos atrás uma vizinha ensinou-me a preparar moelas e foi com ela que aprendi a acrescentar cerveja nos molhos de tomate.
E olha que faz uma grande diferença no sabor final do prato!

No início eu achava esquisitíssimo comer moelas. Via aqueles pacotões de 1 kg de moelas no mercado e ficava imaginando a quantidade de galinhas que tinham sido sacrificadas por aquele kilo. Hoje, já não penso mais nas galinhas, compro um pacote a cada 6 meses (em média) e preparo-as em molho picante, que comemos acompanhadas de pão ou batatas fritas, já que o bom senso não foi para aqui chamado hoje :)

Na panela de pressão, preparo uma base de molho, refogando cebolas e alho em azeite.
Quando as cebolas ficam translúcidas acrescento tomates picados ou molho de tomate, molho de pimentos vermelhos (opcional) e uma lata de cerveja branca.



Deixo levantar fervura, tempero com louro, pimenta preta e pimenta vermelha (ao gosto) e só um pouco de sal (a cerveja por si só puxa muito pelo sal)... Junto as moelas e cozo sob pressão por quase 1 hora, até as moelas ficarem tenras.
 


Tiro da pressão, ajusto os temperos a gosto (convém ficar picante!) e deixo ferver para reduzir o molho (é nessa hora que o bicho pega e o sal da cerveja faz-se sentir).
Finalizo com muita salsa picada.

Fritar as batatas com casca proporcionam uma textura adicional ao prato, para além do benefício da fibra

4 comentários:

  1. Olá Carla!!!
    Aqui em casa herdamos dos nossos ancestrais portugueses muito da culinária portuguesa, portanto adoramos moela!!!
    Nunca pensei em fazê-la ao molho de cerveja!!!
    Mas como cerveja sempre vai bem...rs...vou experimentar mas tenho já a certeza que será um sucesso!
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Dá um travo delicioso que combina perfeitamente com o picante da malagueta... qto mais reduzires o molho, mais denso e saboroso ele fica. Entretanto, tens que ter cuidado pois a cerveja passa do ponto e trava demais... Boa Sorte... A-M-O quando experimentam minhas receitas... obgda

    ResponderEliminar
  3. Vou convencer a Linda a experimentar...adoro moelas

    ResponderEliminar