quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jardineira de carne com Legumes


ou Dia de Não Sopa

Português tem o bom hábito de comer um prato de sopa antes do prato principal. 
Entretanto, enquanto muitos têm o bom hábito da sopa e, preparam o estômago sorvendo um caldo rico em legumes, outros por sua vez, são "sopacondríacos" e acham que se não comerem a tal da sopa, vão morrer de desnutrição nas próximas 8 horas. (Mas eu não conheço ninguém assim)

Nas escolas, as crianças, que estudam das 9h00 as 16h00, só recebem o segundo prato depois de comerem A Sopa... os pais, por sua vez, só são comunicados que a criança alimenta-se mal qdo ela viola a constituição e "não come A Sopa"

Digamos que "A Sopa" é quase como uma Instituição Nacional portanto, para sobreviver de consciência tranquila em meio a um país povoado de mães, tias e avós sopacondríacas, costumo ter na manga alguns pratos bem completos em proteínas, legumes e vegetais para os dias em que a Inês almoça ou janta conosco.

A jardineira de legumes é um destes pratos e minha filha agradece pelos "Dias de Não Sopa"


Sempre em azeite (claro) douro a carne e acrescento as cebolas e alho no final.
Não sei dizer que tipo de corte é o da carne que utilizo, pois os cortes daqui são diferentes e, passados já oito anos, desisti de tentar entender, chego no talho e peço carne para estufar ou cozer e levo aquilo que me dão sem saber se é burro ou cavalo.

Bom... deixo a cebola estalar e junto então os tomates (ou molho de tomate) e os temperos: sal, pimenta preta, louro, gengibre e tomilho.

Acrescento água até cobrir a carne e deixo cozer na pressão por 1/2 hora. ou até a carne ficar tenra.


Verifico os temperos e acrescento legumes variados, cada um a seu tempo: cenoura, milho, pimentos (pimentão), brocolis, batatas e o que mais interessar ou estiver por perto.


 Por fim, aromatizo com muita salsa picada e sirvo a minha "Não sopa".



Aqui, não utilizei batatas pois estava com desejo de comer arroz branco e não tenho o hábito de misturar arroz com batatas. (Mas tenho a dizer que as batatas dão um toque especial na jardineira)

Sem comentários:

Enviar um comentário