quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Esparregado


Se começarmos por analisar que o esparregado é 90% fibra, 
concluimos que somente esta caracteristica já basta para  incluir seu curriculum 
na lista dos bons acompanhamentos.
Como temos, aqui em Portugal, imensa variedade de folhas e couves, 
podemos sempre variar no sabor final do esparregado, 
indo desde o travo mais amargo dos grelos até o sabor adocicado da couve-branca. 

Só vou pedir licença aos portugueses de plantão, para não me torcerem o pescoço, 
pois vou retirar o vinagre. 
O vinagre faz parte da receita "oficial" mas eu não gosto e, como o blog é meu, 
vou preparar o esparregado do meu jeito e tocar pra frente... 
Ah! E também vou trocar o leite por água.

Esparregado de Espinafres

A preparação é muito simples e rápida.
A minha escolha de hoje ficou pelos espinafres com um pouco de penca (uma couve tenra e adocicada) para suavizar.
Basta fazer um refogado de cebola e alho, acrescentar as folhas e deixar cozer uns minutinhos com sal e pimenta preta moida.


Meus espinafres são congelados, foram comprados já em folhas lavadas e prensadas prontas a consumir. A penca já estava cozida e congelada em porções.

Depois de cozido o espinafre, acrescentar então um pouco de água (ou leite) e triturar grosseiramente com a varinha (mixer)


Acrescentar uma colher de sobremesa (ou a gosto) de maisena diluida em meio copo de água e deixar ferver para engrossar.

Sem comentários:

Enviar um comentário