sábado, 29 de janeiro de 2011

Bacalhau a Espanhola



Ou... BACALHAU A LATINA

Cansei... não pesquiso mais, a dúvida pode ficar que eu não lhe darei mais atenção.
Há semanas tenho cá as fotos daquilo que eu, lá em casa, chamo de Bacalhau à Espanhola.
Entretanto, eu tinha dúvidas a respeito se este era mesmo o nome do prato.
Então fui pesquisar e a única certeza que fiquei foi a da dúvida ainda maior.
Não há um mínimo de acordo e concordância entre as receitas publicadas. 
Parece-me que o "Bacalhau a Espanhola" é o nome dado a qualquer tipo de bacalhau que não sabemos como chamar.
Uns utilizam vinho, outros molho de tomate e as variações por aí seguem.
Portanto, já que o mais próximo que chego de Espanha é o fato de eu ser Latina, 
aqui vai o meu "Bacalhau a Latina"

Esta é uma das boas maneiras de se aproveitar as partes menos carnudas do peixe. Sempre peço para me cortarem as aparas do peixe em pedaços pequenos que eu aproveito para cozer com as peles em molho rico de tomate com batatas cozidas as rodelas.


Preparo porções iguais de cebola, pimentos vermelhos e batatas cortados as rodelas.
Cozo as batatas a parte, em água a sal, tendo a atenção para que fiquem ainda firmes sem se desmancharem, reservo a água da cozedura para acrescentar no molho de tomate.


Aqueço uma panela com um fundo de azeite e acrescento alhos e camadas alternadas de cebola e pimentos. Deixo refogar até os alhos estalarem. (Pode-se tb incluir tomates frescos as rodelas entre as camadas)
Por cima, acrescento muito molho de tomate (Biológico/Orgânico), as peças do bacalhau (rabos e aparas) e algumas conchas da água que cozeu as batatas.


Tempero com sal, louro e pimenta preta.
Deixo o molho ferver para incorporar os ingredientes e cozer o peixe.
Junto então as batatas pré cozidas e coentros frescos e deixo ferver uns minutinhos para as batatas tb incorporarem o sabor do molho.
(Pode-se substituir os coentros por salsa entretanto, estas devem ser acrescentadas somente no final para aromatizar)


E assim fecho a 1a. série de receitas de "QUANTO RENDE 1 BACALHAU"
Com um Bacalhau salgado de 2,5 kg, foram confecionados 4 pratos distintos que, por sua vez, renderam 20 porções individuais divididas entre as receitas:
Bacalhau a Espanhola
Bacalhau Assado (link receita)
Arroz de Bacalhau (link receita)
Bacalhau com Cebolada (link receita)

Sem comentários:

Enviar um comentário